Educação Física de verdade!

Prof. Paulo Peixoto de Campos

                             Tantas são as áreas e os caminhos da Educação Física que sua importância tamanha vai muito além “do que podem sonhar essas vãs filosofias”!

         A face sedutora da mídia (rádio, televisão, jornal, internet, etc.) se prostitui e a todos tem prostituído como se fosse o melhor “programa” não pensar muito e jogar uma bolinha, ver um jogo ou dar uma “malhada” tomando uma “bomba” para ficar sarado; zoar para só se distrair, e ir se distraindo o tempo todo para não refletir… Pensar pouco!

         Com isso, essa mesma mídia, sem nos falar nada de mais profundo, vai calando-nos e nos calando, justamente por não nos dizer nada que acrescente algo de bom, nos chama a todos de idiotas!

         Não é que não possamos curtir um joguinho com os amigos; não é que não devamos fazer nossa ginástica, não é isso, muito pelo contrário; mas já percebemos que há muito mais na vida do que só isso!

 Hoje vemos nossos ídolos do esporte atuando tanto em outros “campos” se tornando garotos-propaganda, quase como se fossem garotos de programa, que vendem e se vendem como produtos e nos compram a opinião de forma tão barata, porque estamos tão pobres. Assim vamos ficamos paupérrimos, miseráveis não só de dinheiro, pobres de tudo, inclusive de espírito e caráter! Que valores nos passam? Só o valor dos valores-financeiros que tanto têm nos desvalorizado como seres humanos! Até no jogo coletivo só se fala em individualismo, são individualidades nos dividindo! Todos querendo ser o número 1, mas só há um número 1! Que mundo é esse, que competitivamente perverso, estamos cada vez mais criando…?

         Tantas são as áreas da Educação Física, com benefícios não apenas para a estética e nem só para enriquecer uns poucos pelo desporto (é bom separarmos esporte de desporto)! Esquecemos que o esporte vem do jogo, que é lúdico, recreativo e cultural!

O laser virou guerra? Então por que nos espantarmos tanto quando logo após incentivarmos o nosso time a parar uma jogada com falta ou aplaudir um gol ou ponto ilegal, vemos um filho ou amigo sendo digladiado pela torcida do time oponente? É, perdemos um bocado do bom senso nos últimos tempos… 

Sim podemos torcer e apreciar toda a beleza da plástica desportiva; mas será só para aplaudirmos atletas, e atletas serem cobaias, que estamos aqui? Só para ver até onde o homem vai e o quanto corre…?

         Há coisas bem mais importantes e também interessantes para a vida através da Educação Física do que só o entretenimento e a ilusão de que o esporte por si só salva (vide Maradona e o problema que teve com dependência química, isso para citar um “bem-sucedido”; e quando o cito, fica nítido que devemos separar esporte de desporto, ou seja, mostrar que lazer e vida saudável são contrários à competição espartana, doentia, exagerada que vemos, vivemos e até aplaudimos)!

Necessitamos de uma mentalidade em Educação Física como realmente transformadora da vida de todos e não só de uns poucos; que seja realmente social!

         Saibamos que Educação Física, muito além dessas disputas que nos torna “gladiadores modernos”, é uma atividade intelectual e histórica, que está e sempre esteve relacionada a todas as questões da humanidade, que pode ser muito mais prática, socialmente, para todos do que apenas uma prática física!

         Educação Física é cultura pura: está na Medicina como prevenção e reabilitação; na Psicologia – com a psicomotricidade no desenvolvimento global e na recreação; na História – desde os nômades, na cultura dos jogos; e Geografia – em tantas regiões e seus regionalismos por todo o planeta; nas Artes – associada aos movimentos e plásticas múltiplas; Sociologia – em toda a sua relação com a sociedade; na Antropologia, Nutrição, Fisioterapia, Literatura, Gramática e etc. junto a todas essas áreas, participando desde os primórdios da evolução da espécie humana. Mesmo que não nos déssemos conta disso, tudo isso sempre foi e é Educação Física! 

 Educação Física está associada a todas as matérias da escola e da escola da vida! Não, Educação Física não é mais que nenhuma destas, é tanto e tão importante quanto todas elas! E tanto quanto toda a área, também tem seu compromisso profissional, assim como Divino, de se utilizar (ser útil!) para a humanidade, não só para si e nem para pequenos “clãs”!

         Educação Física não é doutrina, é algo intelectual! Cultura de transformação! Tanto quanto o físico é o exercício mental buscando sempre uma saúde integral, o ideal que na verdade, é a única forma de sermos realmente saudáveis!

Pois Educação Física é, antes de “Física”, Educação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: